B

Bioinformática

Termo cunhado por Paulien Hogeweg e Ben Hesper para descrever “O estudo de processos de informação em sistemas bióticos”. Atualmente é uma ciência que utiliza computação para extração do conhecimento a partir de dados biológicos. Isso inclui também o armazenamento, recuperação e análise de grandes quantidades de informações, bem como a visualização e predição por meio do desenvolvimento de algoritmos e software. É um campo altamente interdisciplinar que envolve diversos especialistas, incluindo profissionais das áreas de biologia, biomedicina, ciência da computação, estatística física, matemática, etc.

C

Coronavirus

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias, que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.

COVID-19

Nome oficial da doença conhecida na mídia como “Novo coronavírus”, a partir dos termos em inglês Coronavirus disease. A Organização Mundial da Saúde (World Health Organization, WHO) anunciou o nome em 11 de fevereiro de 2020, de acordo com as regras estabelecidas  pela Organização Mundial da Saúde Animal (World Organisation for Animal Health, OIE) e a  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (Food and Agriculture Organization, FAO).

E

Epidemia

É o termo usado para relatar a ocorrência de casos de uma doença em uma comunidade ou região, claramente acima da expectativa normal. A região e o período em que os casos ocorrem são especificados com precisão. O número de casos indicando a presença de uma epidemia varia de acordo com o agente, tamanho e tipo de população exposta (Ex: dengue).

F

Filogenia

É a evolução de um grupo de organismos geneticamente relacionados (ex. espécies ou populações), através do estudo da evolução de proteínas ou genes, envolvendo a comparação de sequências homólogas (que possuem ancestralidade compartilhada).

G

Genoma

Conjunto completo de informações genéticas de um dado organismo. Ele contém toda a informação necessária para que o organismo funcione. 

I

Isolamento

Separação de pessoas doentes com uma doença contagiosa das pessoas que não estão doentes. 

P

Pandemia

Termo utilizado quando uma doença infecciosa é disseminada a nível mundial, não está restrita apenas a uma localidade.

PCR

Sigla em inglês para reação em cadeia da polimerase (Polymerase Chain Reaction). Técnica de laboratório utilizada para fazer múltiplas cópias (amplificação) de uma fragmento de DNA alvo de estudo, para que seja produzido material suficiente para diversas análises. 

PCR em tempo real ou qPCR

A PCR em tempo real (Real Time quantitative PCR) é uma variação da técnica de PCR, que permite a amplificação e detecção simultânea do fragmento de interesse. O resultado poderá ser visualizado em tempo real, possibilitando obter dados quantitativos.

Período de Incubação

O período de incubação corresponde ao intervalo de tempo entre a infecção inicial (exposição) e o início dos sintomas. O período de incubação pode variar muito pois depende de uma série de fatores como: tipo de patógeno, inóculo, características fisiológicas do hospedeiro (idade, imunocompetência, nutrição), etc.

Q

Quarentena

Período determinado para separar e restringir o deslocamento de pessoas que estão expostas a uma doença contagiosa. Espera-se com isso observar se nesse período são detectadas pessoas doentes, pois as pessoas podem ter sido expostas a uma doença e não sabem, ou podem ter a doença, mas não apresentarem sintomas. 

S

SARS-CoV-2

Sigla em inglês usada para determinar a síndrome aguda respiratória grave coronavírus 2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 ). Ela corresponde ao nome utilizado para denominar o vírus responsável pela doença.  Vírus são nomeados de acordo com o Comitê internacional de Taxonomia de Vírus (Committee on Taxonomy of Viruses, ICTV).

Sequenciamento

Conjunto de métodos utilizados em laboratório para determinação das sequências de componentes que constituem uma molécula. (Ex: Sequenciamento de DNA, determina a ordem que estão organizados os nucleotídeos Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G) em um dado fragmento de DNA).