AB3C
Menu
  • Início
  • AB3C
  • Revisões sobre o assunto
    • SARS-Cov-2 e COVID2: algumas descobertas recentes
    • Busca por novos candidatos a drogas contra o COVID-19
  • Busca
  1. Você está aqui:
  2. AB3C
  3. Desmistificando
  4. O Novo Coronavírus

Covid-19

  • Home
  • Artigos recomendados
  • Bibliografia recomendada
  • Glossario científico
  • Iniciativas
    • Brasileiras
    • Internacionais
  • Desmistificando
    • O Novo Coronavírus
    • Fake News

Desmistificando o Novo Coronavírus

  • Acessos: 140
    Weblink Desmistificando o Novo Coronavírus
    1. O vírus COVID-19 NÃO está restrito a climas frios com temperaturas amenas, ele pode ser transmitido em regiões com climas quentes e úmidos.
    2. O tempo frio e a neve NÃO podem matar o coronavírus.
    3. Tomar um banho quente NÃO previne do coronavírus.
    4. O coronavírus NÃO pode ser transmitido por meio de picadas de mosquito.
    5. Os secadores de mãos de banheiros públicos NÃO são eficazes contra o COVID-19, eles não são capazes de matar o vírus. 
    6. Lâmpadas UV (ultravioleta) NÃO devem ser usadas em casa para esterilizar as mãos ou outras áreas da pele, pois a radiação UV pode causar irritação na pele.
    7. Carregar bolsa medicinal de cânfora NÃO afasta ou protege da infecção pelo vírus SARS-CoV-2. A cânfora tem ação descongestionante e analgésica e NÃO possui ação antiviral.
    8. A pulverização de álcool ou cloro em todo o corpo NÃO é capaz de matar os vírus que já entraram no organismo, apenas diminuem a carga viral da superfície externa do seu corpo.
    9. As vacinas contra pneumonia (pneumocócica e a contra o Haemophilus influenza tipo B) NÃO oferecem proteção contra o coronavírus. Mas oferecem proteção contra doenças que pode confundir o diagnóstico, por exemplo, a gripe.
    10. Comer alho, gengibre e ingerir outros fitoterápicos pode ajudar a prevenir a infecção e matar o vírus? O alho e gengibre são alimentos saudáveis que podem ter algumas propriedades antimicrobianas. No entanto, NÃO há evidências que indiquem que o consumo desses fitoterápicos protejam as pessoas do novo coronavírus.
    11. NÃO existe vacina e/ou tratamento específico contra o novo coronavírus. 
    12. NÃO há evidências de que animais domésticos podem ser via de transmissão do coronavírus, mas é recomendado sempre lavar as mãos após brincar com os pets, pois podem carregar outros agentes infecciosos.
    13. Chás (como o de erva doce, por exemplo), água morna ou uísque combatem ou protegem as pessoas contra a infecção pelo COVID-19? NÃO há comprovações científicas de que a ingestão de líquidos quentes, como o chá, podem ajudar a matar o vírus. Assim como ingerir uísque ou qualquer bebida alcoólica. 
    14. Ozonioterapia, uma técnica que administra gases oxigênio e ozônio no nosso corpo para diferentes fins, NÃO previne ou trata a infecção causada pelo novo coronavírus.
    15. Crianças não contraem coronavírus? Apesar do baixo número de casos confirmados, as crianças também PODEM contrair a doença, mas costumam apresentar quadros mais leves.
    16. A informação de que a UFRJ comprovou que o vírus infecta o cérebro e neurônios causando danos cerebrais NÃO é verdadeira. 
    17. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) NÃO existe comprovação científica de que “sopa de morcego” tenha sido a responsável pela disseminação do novo coronavírus na China.
    18. NÃO é possível se proteger contra o COVID-19 fazendo gargarejo com alvejante, tomando ácido acético (vinagre) ou usando água salgada, etanol ou outras substâncias. A ingestão dessas substâncias são perigosas para a saúde e podem causas lesões no trato digestivo ou queimaduras. 
    19. O novo coronavírus foi deliberadamente manipulado e liberado propositalmente? Esta informação NÃO é verdadeira. Existiam seis tipos de coronavírus que causavam doenças em seres humanos, e a partir de relatos das autoridades chinesas de casos aumentados de pneumonia descobriu-se que o agente causador é um novo tipo do vírus, o SARS-CoV-2, que manifesta a doença COVID-19 (The proximal origin of SARS-CoV-2 e Estudo genético mostra por que vírus da covid-19 não foi “feito em laboratório”).
    20. O novo coronavírus foi manipulado geneticamente e teria uma estrutura similar ao do vírus HIV, que causa a AIDS? O SARS-CoV-2 embora tenha sofrido mutações, NÃO foi manipulado geneticamente e NÃO tem nenhuma semelhança com o HIV.
    21. Usar apenas a máscara facial protege contra o COVID-19? Como trata-se de um vírus cuja transmissão é respiratória, a máscara ajuda. No entanto, apenas o uso da máscara não adianta, já que a transmissão também ocorrer por contato com secreções e gotículas contaminadas pelos olhos e outras mucosas.
    22. Precisamos ingerir mais alimentos alcalinos, que estão acima do nível de pH do vírus para combatê-lo? NÃO é possível mudar o pH da garganta ou do pulmão (locais onde o vírus se instala), pela alimentação. Mesmo que a alimentação seja mais ácida ou mais básica os alimentos são processados pelo estômago, o qual possui pH muito ácido, em seguida os nutrientes são absorvidos pelo sangue, e assim o pH não é mais relevante.
    23. Tomar uma superdose de vitamina D evita o coronavírus? NÃO, tomar uma vitamina ou uma superdose dela não irá alterar a resposta imunológica do seu organismo ao vírus. O mesmo vale para ingestão de vitamina C e zinco.
    24. Já ter pego gripe protege contra o contágio do vírus SARS-CoV-2? NÃO, pois o vírus influenza é diferente do coronavírus. Quando somos infectados por um subtipo do vírus da gripe, nosso organismo "aprende" a se defender especificamente contra ele, em um processo chamado de resposta imune adquirida.
    25. Lavar o nariz com frequência evita a contaminação pelo novo coronavírus? NÃO, a higienização frequente das narinas é a melhor maneira de desentupir o nariz. No entanto, seus benefícios param por aí, uma vez que a higiene do local não impede que um vírus entre pela mucosa e acesse o organismo.
    26. É verdade que brasileiro entra no esgoto, toma banho em rio poluído, bebe água suja e não contrai doenças e, por isso, não precisamos nos preocupar tanto com o COVID-19? NÃO, esta afirmativa é puramente fantasiosa, construída sem estudo ou base de conhecimento.

     

    Fontes

     

    https://sbpt.org.br/portal/mitos-e-verdades-coronavirus/ (acesso em 30/03/2020)

    https://portalhospitaisbrasil.com.br/fake-news-promovem-mitos-sobre-o-coronavirus/ (acesso em 30/03/2020)

    https://blog.drconsulta.com/conheca-os-mitos-e-verdades-do-novo-coronavirus/ (acesso em 30/03/2020)

    http://blog.saude.mg.gov.br/2020/02/07/coronavirus-cuidado-com-as-fakenews/ (acesso em 30/03/2020)

    https://noticias.r7.com/saude/saiba-o-que-e-mito-e-verdade-sobre-o-novo-coronavirus-13032020 (acesso em 30/03/2020)

    https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2020/03/30/e-fake-que-a-ingestao-de-alimentos-alcalinos-combate-o-novo-coronavirus.ghtml (acesso em 30/03/2020)

    https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-mitos-prevencao-tratamento/ (acesso em 31/03/2020)

    https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30251-8/fulltext (acesso em 31/03/2020)

  • Acessos: 94
    Weblink Lista de materiais e procutos que podem ser utilizados em substituição ao álcool 70%

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem (23) uma lista de produtos que podem substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies para conter e limitar a propagação do novo coronavírus (covid-19). De acordo com a agência, a recomendação dos produtos tem por objetivo fornecer alternativas ao uso de produtos à base de álcool "diante do aumento da procura por esses itens no mercado."

    Fonte - Agencia Brasil via UOL

    Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

Designed by Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional - AB3C.