Ofício 01/2023 - Criação da Comenda Civil da AB3C



OFÍCIO DE AB3C N°01/2023

 

Campinas, 02 de junho de 2023

 

ASSUNTO: Criação da Comenda Civil de mérito da AB3C

 

A Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C) institui a partir desta data a “Comenda Civil de mérito da AB3C”, uma honraria concedida por esta associação para reconhecer o trabalho e as contribuições de pessoas, que não atuem na área da pesquisa científica, que se destacam em suas áreas de atuação e, atuaram de forma decisiva para o crescimento, desenvolvimento e dispersão da Bioinformática no país ou internacionalmente.

Esta comenda somente pode ser concedida uma única vez por mandato da Diretoria Executiva da AB3C, em seu último ano de gestão. Fica vetada a concessão dessa honraria a membros atuais da Diretoria Executiva e a recebedores da Medalha de Mérito Científico da AB3C.

O agraciado ou a agraciada com esta comenda faz jus ao recebimento de um certificado assinado pela presidência e pela secretaria da AB3C. Bem como a uma medalha com os dizeres “agradecimento e reconhecimento” traduzidos para o latim “Gratiam et recognitionem”, uma flor de lótus estilizada que representa o tema “agradecimento e reconhecimento”.

A indicação desta honraria deve ser feita por deliberação da Diretoria Executiva com aceitação de 100% de seus membros. Qualquer membro da Diretoria Executiva, sócios ativos da AB3C ou membros com Comitê consultor podem indicar nomes para essa deliberação. A abertura de edital fica facultado à decisão da presidência da AB3C. O nome escolhido deve ser apresentado para a comunidade através dos canais de comunicação oficiais da AB3C. É sugerido que a entrega da Comenda ocorra junto com a entrega da Medalha de Mérito Científico durante o X-meeting do ano corrente à indicação.

Sem mais para o momento, 



_____________________________________________
Marcelo Mendes Brandão
Presidente da AB3C

_____________________________________________
Fabrício Martins Lopes
Primeiro secretário da AB3C