Ata de Fundação

Reunião de fundação da Sociedade Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (SB3C)

Às 14:30 do dia 12 de julho de 2004, teve início à reunião de fundação da Sociedade Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (SB3C). A reunião foi aberta pelo Dr. Junior Barrera, da Universidade de São Paulo, e conduzida pelo Dr. Sandro de Souza, do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, contando com a presença de 34 pessoas.

Foi passada uma lista de presença, na qual os participantes colocaram nome, endereço de e-mail e assinatura.

O Dr. José Miguel Ortega, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi convidado a falar e disse que a fundação da Sociedade visava à unificação dos “meetings” de bioinformática, tendo em vista que a comunidade existente já é bem grande, como mostrou o ICoBiCoBi. A Sociedade visa também a centralização e facilitação de ações importantes para a área de bioinformática, como a criação de uma revista científica da área. O professor propôs ainda uma reunião da Sociedade em 2006 e falou também da importância de se fazer em 2005 um ICoBiCoBi mais “populista”, para que mais pessoas possam participar, inclusive os alunos de iniciação científica. A existência da Sociedade fortalecerá também a participação da comunidade no ISMB 2006, conferência anual da International Society for Computational Biology, que em 2006 será realizada em Fortaleza, CE.

O Dr. Goran Neshish, da Embrapa, que faz parte do comitê organizador do encontro do ISBM 2006, falou da importância desse evento e da importância de traze-lo para o Brasil. A realização do evento no Brasil é de suma importância, entre outras razões, por estabelecer e fortalecer relações entre os estudantes de bioinformática no mundo inteiro. A existência da Sociedade também contribuirá para isso, facilitando a participação dos estudantes brasileiros no evento, dando-lhes talvez a oportunidade de participar de um evento de tamanha importância sem despesas extremamente onerosas.
O Dr. Sandro de Souza, após reforçar a importância do ISMB 2006 no Brasil, convidou a Dr. Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, do Laboratório Nacional de Computação Científica, para fazer a leitura do estatuto, que deveria ser avaliado e aprovado pelos presentes.

Após a leitura do estatuto, foi aberta a discussão sobre o mesmo.
O estatuto foi aprovado por unanimidade, sendo feita apenas uma proposta de modificação do parágrafo 4: um membro do conselho deve ser não-ordinário; assim, o conselho constitui-se de 7 membros ordinários e 1 membro associado com mandato de 4 anos. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Os membros da reunião aprovaram por unanimidade, na qualidade de representante legal da SB3C , a Dra ANA TEREZA RIBEIRO DE VASCONCELOS, brasileira, bióloga, solteira, portadora da Identidade nº. 362.913 emitido pelo Ministério da Aeronáutica -Maer, em 25/09/1980, inscrita no CPF/MF sob o nº. 817.379.637-87, residente e domiciliada a Rua Raul Pompéia 132/404, Copacabana Rio de Janeiro, RJ, com poderes para responder pela sociedade até a posse da Diretoria prevista no Estatuto e regimento interno da sociedade.

Compete ao representante legal instituída neste ato, as seguintes obrigações:

I. Fixar o valor da contribuição dos associados, bem como os índices oficiais para correção das anuidades;
II. Aprovar a proposta de admissão e demissão de associados;
III. Administrar e zelar pelo patrimônio da Sociedade;
IV. Representar a Sociedade em juízo e fora dele;
V. Admitir e demitir empregados;
VI. Cumprir e fazer cumprir as determinações estatutárias, bem como os seus regimentos e regulamentos;
VII. Gerenciar as operações administrativas, financeiras e operacionais da Sociedade;
VIII. Contratar compra de materiais e de serviços;
IX. Abrir e encerrar contas bancárias para registro do movimento de recursos financeiros da Sociedade aplicando as disponibilidades em oportunidades ofertadas pelo mercado financeiro, resguardando os interesses da Sociedade;
X. Assinar individualmente os cheques para liquidação de compromissos contratados pela Sociedade até a posse da diretoria a ser eleita;
XI. Receber e dar quitação de valores em nome da Sociedade;
XII. Cumprir todas as funções necessárias para o desempenho de sua nomeação.
Também foi aprovada uma comissão composta por: Ana Tereza Vasconcelos, Junior Barrera, José Miguel Ortega e Goran Neshish, que ficará encarregada de elaborar o regimento da Sociedade, que deverá posteriormente ser divulgado pela Internet e aprovado pelos membros da Sociedade (possivelmente por teleconferência, para possibilitar o acesso de todos, ou ainda no IcoBiCoBi 2004).

O Dr. Goran Neshish sugeriu que todos colocassem um link para uma página sobre a iniciativa da Sociedade em suas páginas pessoais. Ele propôs também que um estudante fizesse parte do conselho. Não houve objeções.

A Dra. Ana Tereza Vasconcelos cuidará da criação de uma lista de discussão (de emails) a partir da lista de pessoas presentes na reunião.

Da reunião obtiveram-se os dois documentos inicialmente necessários para a fundação da Sociedade, o estatuto e a ata. A Dra. Ana Tereza Vasconcelos como representante legal ficou responsável pela legalização da Sociedade e por averiguar com um advogado as questões iniciais que surgirem em relação a ela.

Sem mais assunto a tratar, a reunião foi encerrada.

Uma cópia da lista de presença encontra-se em anexo a esta ata.